Projeto Escrevivendo

A vida é sonho                    

           Calderon  de La Barca         

 

Sonho substantivo? Verbo intransitivo? Às vezes parecendo até adjetivo...

Sobre qual escrever? Ou melhor, será que sei escrever sobre algum deles?

 

 O sonho  desejo, fantasia, quimera dá para sonhar de olhos abertos.

Há o sonho, idéia fixa ,de quem luta para alcançá-lo. Quando esse embate é altruísta é o que chamamos de ideal  e que, às vezes, permeia toda uma vida.

 

Quem nunca usou a imagem de sonho para referir-se a um belo lugar, a uma linda pessoa ou um vestido de festa? Nem sonhe em me desmentir!

 

Mas os realmente intrigantes são os que chegam enquanto dormimos. Estes nos pegam distraídos e, às vezes, fazem um estrago danado. Ou nos enlevam tanto que mesmo depois de acordados continuamos sonhando.

Então  passamos o dia assustados ou cismados, tentando entender o porquê daquele sonho  que estava  mais para pesadelo. Em contrapartida , o sonho pode  alegrar nosso dia. Queremos que as horas passem rápido, na esperança de que  ele se materialize.

 

E como saber quais os atalhos de nosso subconsciente que eles usam para se apresentarem ,  contando histórias fantásticas, engraçadas ou até premonitórias?

 

Desde sempre o Homem buscou explicações e significados para seus sonhos. Mas uma coisa é certa; o sonho é pessoal e intransferível. Cabe ao sonhador  encontrar a chave desse labirinto. Tarefa nada fácil , pois para possui-la terá que antes percorrê-lo.

 

Diante de um tema tão vasto e fascinante , difícil de esgotar-se,  contento-me em perceber que, enquanto  formos capazes de sonhar, qualquer tipo de sonho que seja, posso seguramente dizer: sonho, logo existo!

 

 

Maria Inês Zocchio  em 26 de outubro de 2011

 

Exibições: 11

Tags: escrevivendo, escrita, leitura, oficina, sonhos

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço