Projeto Escrevivendo

29/01 - terceiro encontro ...De Guarujá , para Guilherme de Almeida

 Benedito Calixto ,1896, óleo sobre tela com 40 x 65 cm, Propriedade de Elio Sacco:

 

 

Esta manhã teve início com as trocas em duplas para leitura do texto do outro e comentários, etapa bastante importante -  que requer uma certa confiança entre os escreviventes, e um misto de generosidade e franqueza. Segundo Lucília Helena do Carmo Garcez, autora do livro A Escrita e o Outro:

 

 "Neste sentido, a orientação acadêmica individualizada e os exames de qualificação dos cursos de pós-graduação, o trabalho de preparação de originais nas editoras para publicação, os comitês editoriais, as rotinas dos jornais e o trabalho do departamento de revisão de várias instituições são exemplos de que a reconsideração e a reestruturação do próprio texto pelo redator dependem, muitas vezes, de um segundo olhar concreto, próximo, que faz a transição entre o que o redator pretendia produzir, o que pensa ter produzido, o que produziu realmente e o que deveria ter produzido para o bem sucedido funcionamento do texto junto ao leitor ". (GARCEZ, 1998, p.161.)

 

Depois do intervalo, partimos para "... De Guarujá" dos anos vinte ou trinta. 10 de novembro de1929, na pena de Guilherme de Almeida, em crônica escrita para o jornal O Estado de São Paulo, na coluna " A sociedade".

 

Para ler esta e outras crônicas do poeta, advogado, tradutor, jornalista e crítico de cinema ( Guilherme também assinava a coluna" Cinematógrafos" no mesmo jornal):

 

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-03042008-13243...

 

Para ver imagens antigas do Guarujá e do Grande Hotel La Plage: http://www.agendailustrada.com/2010/06/blogagem-coletiva-lugares.html

 

Leia também: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/978987-agitado-guaruja-e-balne...

 

 

 No próximo sábado, mais aventuras! Aproveito para lembrar que, em 12 de fevereiro, contaremos com a presença do professor e poeta Frederico Barbosa para um bate-papo sobre o seu  "Mapa de Viagem".

 

 

 

 

 

Exibições: 47

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

Comentário de Indra Barrios Lasso em 4 fevereiro 2011 às 18:05
Karen, que fotos loucas do Guarujá do século 19!  Impressionantes.  Adorei as casinhas de madera com rodas, para evitar que os banhistas tomassem sol e danificassem a pele, o que era considerado "vulgar". hahahaha.  Adorei! Gracias Totales!!!!!!!!!!!!!!

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço