Projeto Escrevivendo

Escrevivendo – 2014 Módulo: Escrevivendo memórias de infância.

A escritora Flannery O’Conner garante que qualquer pessoa que sobreviveu à infância tem informação suficiente para o resto dos seus dias. Se chegamos até aqui, adultos, algum menino ou menina engendrou esses que somos hoje – e eles têm muito a contar. No módulo “Escrevivendo Memórias de Infância”, a proposta é passearmos como crianças desordeiras por vários temas que permeiam os primeiros anos das nossas vidas. Ao evocarmos a memória, esse tecido vivo e cambiante, estamos também reconstruindo nossas própria história, agora pela abordagem da escrita. O projeto Escrevivendo, que propõe uma oficina de escrita para o cotidiano, procura desmitificar o ato de escrever e tornar os participantes mais críticos sobre o papel do autor e sobre suas próprias produções. Ao escrever, ler e compartilhar nossas memórias infantis  e nossas reflexões adultas sobre as crianças que fomos, ampliamos nossa capacidade de observação, autoconhecimento e empatia.

Guiados pela mão de grandes autores e inspirados por relatos e trocas de experiências entre os participantes, partiremos em expedições pelos recantos da casa, as alegrias do aprendizado, os silêncios, as viagens, os esquecimentos, as ausências, os personagens e os estados de graça presentes, de modos variados, nas infâncias de todos. Buscaremos discutir como nossas experiências mapeiam nossos saberes e como modificamos nossa forma de descobrir o mundo. Dando atenção aos detalhes que permaneceram – um cheiro, um traço, um brinquedo – iremos atrás de pistas de temas que atravessam nossa história pessoal, desobedecendo imposições de forma e de gênero, brincando muitas vezes entre a realidade e a ficção – esse espaço tão divertido onde as memórias gostam de habitar.

Coordenado por Karen Kipnis e mediado por Giuliana Matiuzzi, o módulo será constituído de dois encontros presenciais e atividades online na plataforma Ning, na qual os participantes terão acesso a fóruns, textos, áudios e vídeos. Para inscrever-se, envie um e-mail com nome completo e telefone para escreviventes@gmail.com.  Para acompanhar o projeto, inscreva-se no grupo aberto do Facebook e na página Escrevivendo.

O que: Projeto Escevivendo – Oficina de escrita para o cotidiano – Módulo “Escrevivendo Memórias de Infância”.

Onde: Online na plataforma Ning e com dois encontros presenciais na Biblioteca Alceu Amoroso Lima.

Inscrições: pelo e-mail escreviventes@gmail.com, enviando nome completo e telefone.

Bibliografia:

MONTERO, Rosa. A Louca da Casa; tradução Paulina Wacht, Ari Roitman – Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.

LISPECTOR, Clarice. Aprendendo a Viver. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2004.

BARTHES, Roland. Incidentes; tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras Escolhidas II – tradução de Rubens Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011.

BARROS, Manoel. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta, 2010. 

Abraço,

Karen Kipnis

Exibições: 144

Tags: 2014, escrevivendo, escrita, leitura, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

Comentário de Karen Kipnis em 6 maio 2014 às 16:51

Pode pensar numa futura proposta, Fred!! Sdd!!

Comentário de Frederico Barbosa em 6 maio 2014 às 15:06
Puxa, que maravilha! Adorei a ideia!

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço