Por Erica Franco e Renata Guerra
Coord. Karen Kahn
Começamos o encontro com uma justificativa: não havíamos enviado por e-mail as crônicas revisadas, porque não queríamos que eles fossem “contaminados” pelos nossos comentários antes de ouvir os dos colegas. Explicamos que enviaríamos depois da aula. Eles concordaram conosco.
Explicamos a dinâmica da aula, em que cada participante leria a própria crônica em voz alta para a turma e esta faria comentários a respeito do texto. Cada um teria, no máximo, 20 minutos para ler o próprio texto e ouvir os comentários a respeito da crônica. O mais interessante é que os alunos que não tinham ido ao encontro anterior estavam muito ansiosos para lerem seus textos, pois já tinham ficado sabendo da leitura entre as duplas.
A roda de leitura aconteceu de modo tranquilo e respeitoso entre os participantes, e tudo rolou naturalmente, tanto os elogios quanto as críticas. Apontamos problemas recorrentes nos textos: falta de paralelismo, termos redundantes, construções repetidas, períodos confusos e erros gramaticais. Apontamos as qualidades, como neologismos, frases bem construídas, montagem de cenas, sonoridade, metáforas e, principalmente, a voz autoral. No entanto, quatro participantes não tiveram tempo de ler suas crônicas, atividade que será retomada no início do próximo encontro.
De acordo com o plano, estava previsto uma explicação baseada no texto “Aos rés do chão”, de Antonio Candido, porém, percebemos que seu conteúdo já havia sido diluído nos outros encontros por meio de explicações indiretas (sem citação explícita do autor). Decidimos então apresentar este vídeo (http://mais.uol.com.br/view/e0qbgxid79uv/o-que-e-cronica-tres-croni...) , síntese do que já havia sido dito e que termina com os três escritores falando a respeito do importante trabalho de edição.
Atividade extra-aula: Prometemos mandar, por e-mail, uma lista com as leituras da semana, bem como recomendamos que eles lessem crônicas dos jornais e prestassem atenção ao gênero em seu suporte de veiculação. E cobramos deles a versão final da crônica até o final da semana.
Bem-vindo a
Projeto Escrevivendo
© 2024 Criado por Karen Kipnis. Ativado por
Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!
Entrar em Projeto Escrevivendo