Projeto Escrevivendo

NOSSAS LETRAS-Primeiro encontro "Como Falar de Livros..."

Por Natanael Fernandes

Caros escreviventes,

a primeira oficina foi bastante gostosa e os participantes foram bem participativos. Começamos com a apresentação: a turma tem uma formação bastante mista, mas todos são da área de humanas. Apesar do amplo arco de idades, o papo foi fluido.

Depois da apresentação inicial, discutimos sobre os mitos da escrita, conforme o livro Técnicas de Redação da Lucília Helena Garcez . O interesse maior, deles, foi em relação ao tal do dom da escrita, bem como sobre a relativa importância da escola no desenvolvimento desse processo. Assim, foi interessante a discussão despertada por eles mesmos, trazendo exemplos de casa: o pai (ou a avó) que mal frequentou a escola e escreve muito bem (em virtude da prática da escrita); além disso, todos reconhecem que o ato de escrita exige muitas funções cognitivas, assim como um esforço físico.

Depois do intervalo, retomamos com a apresentação do vídeo que realizei, em que exponho meus próprios processos e hábitos de escrita. Todos ficaram muito interessados na metodologia e também na ferramenta tecnológica utilizada para evidenciar todas as alterações realizadas no texto editado.

Num segundo momento da oficina, cada participante elaborou uma lista de cinco livros favoritos que, posteriormente, foram compartilhadas.  Foi perceptível a comoção coletiva motivada pelas memórias despertadas. Houve algumas coincidências e, ainda, troca de indicações de leituras. Passado esse momento, encerramos os trabalhos do dia com a escrita de um comentário crítico sobre um dos livros da lista pessoal.

 Ao final, alguns agradecimentos e, admito, fiquei muito feliz com a receptividade. E, bom, foi só (tudo) isso, Karen!

Beijo,

Natanael Peres Fernandes

 Marerial didático produzido por Natanael para o módulo:

https://www.dropbox.com/s/od1duo1dlrm0bch/Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20...

 

 

Exibições: 33

Tags: Belenzinho, SESC, biblioteca, escrevivendo, escrita, leitura, letras, memórias, nossas, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço