Projeto Escrevivendo

21/05 - Segundo Encontro por Nedilson

 

 

 

O 2º encontro do Escrevivendo abordando o fantástico na literatura ocorreu no sábado dia 21 de maio com intensa e produtiva participação dos nossos criativos e atentos escreviventes.

 

A roda de discussão teve como ponto de partida as impressões individuais sobre o conto Os cavalinhos de Platiplanto, impressões de diversos matizes que convergiram, em sua maioria, para procedimento de construção do elemento insólito na narrativa, intenção primeira de nossa leitura crítica-interpretativa.

 

No desenvolvimento dessa discussão, por diversas vezes foram referidas citações do texto de José Paulo Paes sobre “As dimensões do fantástico”, também solicitado como leitura para o nosso encontro, embora não totalmente abordado. A causa dessa impossibilidade foi justamente a já referida efervescência das intervenções dos participantes, o que demonstra por si, o interesse e empenho de todos no percurso de nossa reflexão e produção.

 

O próximo encontro seguirá, na medida do possível, o mesmo modus operandi com algumas pequenas variações; ou seja, as observações sobre o conto de José J. Veiga, A máquina extraviada, agora tendo como base a leitura do texto de José Aderaldo Castello sobre o próprio autor goiano, com citações diretas aos dois contos de Veiga lidos até então, o que deverá gerar um bom material para discussão.

 

Além disso, já começam a chegar às minhas mãos os primeiros contos produzidos pelos participantes, textos em sua maioria muito interessantes e criativos. Temos, portanto, bastante trabalho pela frente ainda; portanto, mãos ao barro, oleiro.

 

 

Exibições: 15

Tags: JJVeiga, conto, escrevivendo, escrita, fantástico, leitura, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço