Projeto Escrevivendo

24/09 Sétimo e último encontro da oficina inspirada nos textos de Guilherme de Almeida

Projeto Escrevivendo - Guilherme de Almeida & a identidade paulista dos anos 10, 20 e 30

 

Por Gabi Rodella

 

Sétimo e último encontro da oficina inspirada nos textos de Guilherme de Almeida: que pena!!! Muito pouco tempo para tantas análises de textos, para o estudo de tantos gêneros diferentes, para tantas observações sobre a produção escrita do próprio Guilherme e dos escreviventes.

 

Em nossa última conversa, falamos basicamente sobre as resenhas críticas produzidas pelos participantes, sobre a estrutura mínima de uma resenha, sobre como enunciamos nossas opiniões e sobre nossas intenções ao refletir sobre um filme, um livro, um produto, uma peça de teatro.

 

Para isso, fizemos um exercício de análise comparada, lendo duas resenhas muito distintas sobre um mesmo filme. Com esse trabalho, foi possível perceber como uma obra pode suscitar impressões que serão organizadas em textos com estruturas variadas, textos cujas intenções mobilizadoras foram também bastante diferentes.

 

Outras resenhas também foram lidas e seus estilos identificados: uma delas resgatou o processo de produção do filme em questão, que, no caso, tinha tudo a ver com o próprio enredo; outra, curta e eficaz, nos causou desejo de assistir à película resenhada.

 

Ao final, os alunos “resenharam” a própria oficina em poucas palavras. Algumas delas foram: provocativa, inspiradora, técnica, charmosa e por aí vai... Alguns participantes aproveitaram para expor sua opinião não tão positiva sobre os textos de Guilherme de Almeida, mas outros discordaram, afirmando que o estilo do autor e os recursos por ele utilizados os levou a pensar sobre seus próprios estilos e sobre os recursos de que lançam mão ao produzir um texto.

 

Não preciso nem dizer que fiquei com “gosto de quero mais”. Foi um prazer enorme ter estado com essa turma de escreviventes e espero poder reencontrá-los em breve para mais um jornada de trabalho conjunto. Fica aqui o meu: “Até breve, pessoal!”

 

A próxima oficina, sobre SONHOS, que será mediada pela Karen, coordenadora do Projeto Escrevivendo, começa agora em outubro e promete desenhos e escritas sobre esse processo intrigante de nosso inconsciente. Sweet dreams for you all, people!

 

Abraços,

Gabriela 

Exibições: 25

Tags: almeida, escrita, guilherme, identidade, leitura, oficina, paulista

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

Comentário de Samia Schiller em 4 outubro 2011 às 21:23

Muito bom esse seu post. Resumiu tudo.

Adoro suas oficinas.

Espero também um próximo encontro, por enquanto curtirei a oficina da Karen.

Beijos

 

 

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço