Projeto Escrevivendo

26/03 - Oficina de Cartas – Segundo Encontro

 

 

No segundo encontro do grupo, que se deu no sábado 26, trabalhamos num primeiro momento em pequenos grupos, dentro dos quais foi realizada a leitura das cartas de amor ou de ódio que os participantes produziram e trouxeram de casa. Nessa etapa, os comentários dos colegas costumam ser importantes, no sentido de sugerirem pequenas alterações nos textos, que podem ser ou não aceitas por seus autores.

 

Num segundo momento, foi realizada a leitura em voz alta de algumas cartas pelos próprios autores, seguida pelos comentários de todos do grupo que quiseram se colocar. Eliana, David, Solange e Sebastião foram os primeiros a expor seus textos. Num tal exercício, sempre esperamos algo muito pessoal no trabalho de escrita, mas o resultado ultrapassou nossas expectativas e os textos se mostraram poéticos, impactantes, tocantes e suaves.

 

Durante nossa leitura, questões sobre a definição do gênero carta, espécie de “guarda-chuva” sob o qual muitos tipos diferentes de texto se abrigam, surgiram. Além disso, questões sobre o uso adequado ou não de diferentes linguagens, mais poéticas ou mais simples, mais formais ou informais, também foram levantadas. Continuaremos a discuti-las ao longo de nossa oficina.

 

Sábado que vem retomaremos as leituras em voz alta das cartas já produzidas e seguiremos em frente, entrando pela leitura e análise de cartas literárias e de cartas de leitores.

Até lá!

Gabriela   

Exibições: 242

Tags: cartas, escrevivendo, escrita, leitura, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço