Projeto Escrevivendo

Balanço final sobre o múdulo de férias no MLP

De 18 a 22 de janeiro, semana que antecedeu o aniversário de São Paulo, aconteceu o segundo módulo do Projeto Escrevivendo com interface para blogagem no Museu da Língua Portuguesa. Mediado pelo blogueiro Zeca Bral e pelo professor Nedilson César, o módulo teve características distintas do anterior, já que fora planejado para ser uma oficina de férias. Assim, foram cinco dias consecutivos com duas horas diárias, o que naturalmente imprimiu um dinamismo maior às aulas.

Como é característica do Projeto, os encontros contaram com uma participação bastante heterogênea que ia desde pessoas que já possuíam e utilizavam blogs até aquelas que pouco lidavam com os computadores e a rede. O tema desse módulo, como não poderia deixar de ser, foi a cidade de São Paulo, nossa matriarca quatrocentona, aniversariante ilustre desse primeiro mês do ano da graça de 2010.

Devido ao formato mais conciso do módulo, nós nos limitamos à leitura de três textos, todos abordando uma maneira de ver a cidade e as coisas que ela oferece ou impõe. Os textos foram a música “Augusta, Angélica e Consolação”, de Tom Zé, a crônica “Central Park”, de Antônio Prata e um recorte do conto “Paulinho Perna Torta”, de João Antônio. A partir da leitura e comentários dessas obras, cada participante passou a construir uma composição cujo tema fosse algum lugar, bairro, rua ou região paulista, que fizesse parte de sua vida na cidade de São Paulo. Esse texto individual foi a postagem de estréia nos respectivos blogs; depois cada participante fez a leitura de sua composição e escutou os comentários e apreciações críticas dos colegas.

Outra atividade que envolveu a produção individual de um texto foi a escolha de uma música como trilha sonora para algum momento na vida dos participantes na cidade. Este foi o ponto de partida para que os escreviventes pudessem aprender a postar vídeos e imagens relacionadas às postagens individuais, além de obterem informações valiosas para uma utilização mais dinâmica dos recursos disponíveis para a incrementação dos blogs.

A semana do projeto Escrevivendo com interface para blogagem no Museu da Língua Portuguesa ainda contou com dois momentos singulares no quarto dia da oficina. É que durante o período da aula houve a filmagem de alguns instantes da oficina para um trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) sobre o Internetês, a modalidade escrita da nossa língua, composta por abreviações e imagens criativas, utilizada predominantemente pelo público mais jovem nos chats e demais conversas on- line. O outro momento foi o passeio que os escreviventes fizeram ao Parque da Luz a fim de retratarem algumas imagens e personagens do lugar, que fora tema de um dos textos lidos no encontro (“Central Park”). O passeio foi também muito valioso para uma maior aproximação do grupo, além de proporcionar, para alguns, a oportunidade de conhecer pela primeira vez o Parque da Luz. Confira as fotos no site.

O segundo módulo do Projeto Escrevivendo no Museu da Língua Portuguesa, embora com uma carga horária menor, parece ter agradado, se não a todos, a um bom número dos participantes (o Nelson Rodrigues dizia que toda unanimidade é burra). Esperamos que surja nova oportunidade para levar o projeto ao Museu da Língua Portuguesa, pois a impressão que fica é de total harmonia entre os dois, ou seja, a adequação do texto (Escrevivendo) ao contexto (Museu). Até mais,
Nedilson César (mas a foto é do Zeca Bral)

Exibições: 16

Tags: blogagem, escrevivendo, escrita, férias, leitura, museu, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

Comentário de Zeca Bral em 3 fevereiro 2010 às 15:15
A foto é sua, Zeca, mas sou eu, Karen, que estou postando agora -e para o Nedilson anteriormente....coisas do ciberespaço. Beijo e parabéns pelo sucesso do Projeto Escrevivendo de férias 2010 no MLP!
ps: como faço para te 'deslogar' (sorry) ?
Comentário de Zeca Bral em 3 fevereiro 2010 às 2:18
Adorei o relatório, Nedilson! Pena q vc tava no meu login e não no seu próprio pra ficar a sua foto e talz... hehehehehe... o/ Amei essa oficina! Galera genial!

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço