Projeto Escrevivendo

14/05 - Primeiro encontro "fantástico" com Nedilson

 

 

O módulo bimestral maio/junho do PROJETO ESCREVIVENDO iniciou-se no último sábado, 14/05, tendo como tema central o uso de alguns procedimentos de construção do fantástico para a produção de uma narrativa. Este primeiro encontro, que contou com a presença de ativos e qualificados participantes, serviu para a apresentação, como de praxe, de cada um deles e a introdução do TEMA com as explicações necessárias sobre o objetivo desse módulo do projeto.

 

Outro assunto posto em discussão foi a presença dos contos do escritor goiano José J. Veiga como material para leitura e observação crítica durante os encontros, principalmente no que se refere à construção dos aspectos insólitos, fantásticos e/ou maravilhosos desses enredos.

 

Durante os próximos cinco encontros a intenção é a elaboração de uma narrativa curta que explore algum, ou alguns, dos procedimentos observados e discutidos tanto nos textos de Veiga quanto nos textos teóricos de apoio; cumprida essa intenção, cumpre-se também o segundo intuito desse módulo que é a difusão da produção literária de José J. Veiga, escritor de contos vigorosos e sensíveis que impressionam pela escrita saborosamente coloquial, sem artificialismos, e pelo efeito de estranhamento de certos contos, estranhamento produzido, no mais das vezes, por uma peculiar maneira de ver do foco narrativo.

 

No próximo sábado, os participantes levarão ao encontro um breve esboço escrito da narrativa que pretendem elaborar até o final do módulo, esboço que deverá ser entregue ao mediador. Também serão compartilhadas algumas informações básicas sobre NARRAÇÃO, suas características e elementos constitutivos, para auxílio das pessoas com pouca afinidade com narrativas.  Além disso, não se pode esquecer que foram sugeridos dois textos para os escreviventes lerem ao longo da semana, visando uma discussão interessante e esclarecedora no nosso próximo encontro saturnal.  

 

Até lá e boa leitura.

Nedilson

 

Exibições: 56

Tags: conto, escrita, fantastico, leitura, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

Comentário de Samia Schiller em 20 maio 2011 às 18:16

Nossa! Realmente o primeiro dia foi de muito aprendizado.

Adorei

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço