Projeto Escrevivendo

17/09 - Guilherme de Almeida & a identidade paulista dos anos 10, 20 e 30

 

 No sexto encontro da oficina inspirada nos textos de Guilherme de Almeida, voltamos a ler uma das crônicas do autor, publicada no livro “Pela cidade”. Analisando como o autor nos leva a refletir com seu texto sobre um certo aspecto do comportamento das pessoas na cidade, para finalmente nos contar uma anedota sobre um transeunte, conversamos sobre sua verve irônica e buscamos perceber quais os recursos utilizados por ele para construir o humor em seus textos.

 

A partir daí, prosseguimos com a leitura dos textos dos escreviventes, alguns realmente tocantes, outros críticos, outros ainda muito bem humorados. Falta de respeito ao espaço público, corrupção, problemas comportamentais, experimentações modernistas, muitos temas apareceram e reapareceram. Houve ainda textos que não foram considerados crônicas pelo grupo, o que nos levou a discutir quais os limites e as características desse gênero tão especial e tão brasileiro.

 

No próximo encontro – o último! – vamos ler as resenhas críticas de filmes diversos produzidas pelos participantes, que tiveram como inspiração a coluna “Cinematógrafos”, de Guilherme. Certamente muitas opções de lazer e de arte vão aparecer. Vamos ainda ler uma das reportagens (in Cosmópolis) de Guilherme sobre os bairros de São Paulo, e, além disso tudo, vamos celebrar nossos encontros com alguns comes e bebes... Vamos lá!

 

Até lá,

Gabriela

Exibições: 22

Tags: almeida, crônicas, escrevivendo, escrita, guilherme, leitura, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço