Iniciamos o sábado ensolarado, na Casa das Rosas, com a mão na massa e partimos para as produções dos relatos de viagens e aventuras.Depois, leituras e comentários sobre os textos produzidos.
Foi bastante interessante notar as diferenças nas escolhas dos autores em como abordar o tema ( bastante amplo), iniciar um texto e desenvolvê-lo.Alguns foram esboços, outros ficaram prontos, perfeitamente inspirados. Sonhos e viagens se confundiram, algumas traumatizaram. Partiram do virtual para dobras concretas; atravessaram pontes, mergulharam no rio ou mar....nada mal para um sábado ensolarado na Av. Paulista! Mas os escreviventes desejavam "acabarcomeçar com a escritura".
E como a Casas das Rosas é também Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, finalizamos esta 'pernada' com a leitura do formante inicial de seu 'livro-viagem' Galáxias ( 1984). Em seu texto galáctico escrito em 1963, Haroldo flutua: "....quando se vive sob a espécie da viagem o que importa não é a viagem mas o começo da...".
Ouçam a leitura do autor, com a participação do incrível Marsicano ( ele é uma viagem!) no site www.poesiaconcreta.com . Clicar no círculo vermelho, depois em 'som', 'discos' e...
E começo aqui
poema: Haroldo de Campos
ano: 1963
05:29 | áudio
Alberto Marsicano: participação especial; Haroldo de Campos: intérprete
in: Isto não é um livro de viagem – 16 fragmentos de Galáxias, Editora 34, 1992
05:29 | áudio
Alberto Marsicano: participação especial; Haroldo de Campos: intérprete
in: Isto não é um livro de viagem – 16 fragmentos de Galáxias (2ª edição), Editora 34, 2004
Para casa, reescrever o esboço do relato escrito e lido durante a oficina.
Comentar
Bem-vindo a
Projeto Escrevivendo
© 2024 Criado por Karen Kipnis. Ativado por
Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!
Entrar em Projeto Escrevivendo