Projeto Escrevivendo

NOSSAS LETRAS - VI Encontro do módulo CARTAS

Por Laion Castro

O início da aula foi um pouco diferente do que vínhamos fazendo habitualmente. Em vez de começar pela apresentação de um novo tópico ou assunto, aproveitei para conversar individualmente com os alunos  e lhes oferecer um retorno mais detalhado da minha leitura da segunda carta escrita por eles. Recomendei a todos que utilizassem as correções e sugestões apontadas por mim como motivação para uma reescrita da carta apresentada, a ser entregue na aula do dia 24 de setembro.

Em seguida, discutimos sobre dois tópicos: as partes estruturais da carta, estabelecidas no tratado do Anônimo de Bolonha (do ano de 1135) e também a proposta metodológica do plano de texto, recurso de planejamento prévio da escrita. O resumo disso está no PowerPoint que exibi durante a aula, e que envio agora, como anexo.


Voltamos do intervalo com a disposição de analisar algumas cartas escritas pelos próprios colegas. Com a devida autorização dos autores, fiz alguns destaques em quatro textos e os exibi no telão, ressaltando acertos e também destrinchando passagens que poderiam ser aprimoradas a fim de melhorar o resultado.

Ao final do encontro, organizados em grupos, os participantes fizeram a leitura da última versão de suas cartas , cuja escrita havia sido antecedida de um plano de texto. Agora que o domínio sistemático de cada uma das funções das diferentes partes da carta estava maior e que as potencialidades do plano de texto ficaram mais claras para todos, a visão do "outro" veio somar em mais uma etapa no processo de reflexão sobre o "rascunho" apresentado, que também deverá receber um trato final, a ser entregue no próximo sábado.

Como visto, esta aula foi mais mais voltada à escrita. Abaixo, o material utilizado neste encontro.

aula%206%20Plano%20de%20Texto%20%28Apresenta%C3%A7%C3%A3o%29.pdf

É isso.

Beijo,
Laion

Exibições: 22

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço