Por Eduardo Okio
Boa tarde,
Espero que o aprendizado tenha sido rico para vocês como tem sido para mim.Nosso último encontro foi muito especial, pois discutimos bastante as produções textuais de vocês. Houve a primeira devolutiva dos textos e debatemos alguns pontos em comum.
Nos primeiros minutos do curso, lemos dois textos de Carlos Drummond de Andrade: a crônica "Como comecei a escrever" e o poema "Infância". Nesses dois textos, pudemos perceber dois gêneros de textos distintos, com estruturas e estilos diferentes, mas com o mesmo teor autobiográfico e memorialístico. Analisamos e interpretamos seus elementos e começamos a comparar com os nossos escritos e com outros textos lidos no curso: foi um prazer ler todos e adentrar cada universo. Os diálogos (pois não se tratou de mera "correção" ou "revisão") com cada texto foi no sentido de defender melhor a proposta e o estilo de cada um, ou seja, buscar recursos para amadurecer a textura/tecitura da composição.
Creio que o mote principal dessa aula tenha sido: Não satisfeitos apenas com o "gostar de escrever" para si, agora vamos pensar na materialidade do texto, em "gostar de escrever para ser lido".
Seguem os pontos que debatemos e que podem ajudar na reescrita:
1. Escrita e reescrita
2. Leitura e "leitura de autor"
3. Gramática: entre a língua viva e a norma culta
4. Consciência e inconsciência do discurso
5. Análise e interpretação
6. Intenção do autor X Compreensão do leitor
7. Lapidação: escolhas, ajustes e adequação
8. Repetição: entre a redundância e a progressão
9. Estruturas típicas da memória: digressão, formas verbais do passado, marcadores de tempo, marcadores de espaço, narração de fatos e eventos, reflexões e opiniões, apropriação de vozes, construções relativas...
10. Coesão e coerência
Tarefa para casa
Vocês deverão reescrever o texto, fazendo os ajustes que julgarem necessários, a partir de comentários do grupo.
Material usado neste IV encontro:
Abraços,
Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!
Entrar em Projeto Escrevivendo