Projeto Escrevivendo

O que importa não é a viagem, mas o começo da...(encontros de 10 e 17 de março- "As canções")

Por vezes, fico digerindo, durante alguns dias, os encontros dedicados a leituras dos esboços de textos produzidos por escreviventes a partir de propostas simples como as do Projeto Escrevivendo. Isto pode parecer uma desculpa para não ter relatado, ainda, o segundo e o terceiro encontros. Mas a verdade é que pessoas de diferentes idades e oriundas de diversos pontos da cidade encontram-se, pontualmente, às 10 da manhã, aos sábados, na Casa das Rosas, para um encontro - seja com o 'outro' seja consigo próprio - mediado pela escrita. Coordeno este projeto há sete anos e isto sempre me emociona.

Como diria Haroldo de Campos, escrever sobre o escrever é o futuro do escrever...e aqui escrevo sobre sujeitos lendo suas escritas, em voz alta ou num fio de voz,  projetando-se e construindo um espaço poético e público em plena Av. Paulista. 

Como as produções deste módulo remetem a canções que marcaram suas vidas, os escreviventes partiram  da escolha de uma das canções elencadas já no primeiro encontro. Criaram prosa poética, poema prosaico e tudo o que possa caber entre um tipo e outro. Sobre estes textos, eles serão postados neste site assim que forem relidos, reescritos e editados.

Em 17 de março, demos continuidade às leituras, meio lendo meio cantarolando, de nossas narrativas pessoais.

De Michel Teló, passando por muitos Chicos, encerramos o momento das conferências de temas e dos esboços de textos. Para muitos é bastante difícil acompanhar a leitura do colega sem o texto impresso como apoio. Entretanto, a habilidade que desenvolvemos ao prestar atenção no sujeito/ leitor/escritor (se está sendo claro, coerente, incluindo falas que não estão no papel, por exemplo) , antes do contato com sua produção impressa, pode ser bastante reveladora sobre nosso próprio processo de escrita.

" Falamos em prosa ou poesia?"

Ainda neste encontro, o poeta Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas, esteve conosco e nos deu uma verdadeira aula sobre relações entre música e poesia, da cultura grega (passando pelos Festivais a Dionísio e a origem do teatro)  aos cancioneiros da Idade Média, chegando aos festivais de música nos anos 60 no Brasil. 

Que a literatura seja nossa viagem...

Até breve,

KK

Exibições: 57

Tags: canções, escrita, leitura, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

Comentário de Graziela Brum da Silva Machado em 27 março 2012 às 21:23

O projeto escrevivendo é a porta de entrada para um mundo mágico e fascinante! Ótimo resumo Prof. Beijos

Grazi

Comentário de Samia Schiller em 22 março 2012 às 17:32

Belíssimo resumo, professora.

Também me impressiona muito as pessoas virem de lugares distantes, no sábado pela manhã para escrever. Não que eu ache pouco: escrever é muito relevante. Mesmo assim é uma prova de amor e comove.

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço