Por vezes, fico digerindo, durante alguns dias, os encontros dedicados a leituras dos esboços de textos produzidos por escreviventes a partir de propostas simples como as do Projeto Escrevivendo. Isto pode parecer uma desculpa para não ter relatado, ainda, o segundo e o terceiro encontros. Mas a verdade é que pessoas de diferentes idades e oriundas de diversos pontos da cidade encontram-se, pontualmente, às 10 da manhã, aos sábados, na Casa das Rosas, para um encontro - seja com o 'outro' seja consigo próprio - mediado pela escrita. Coordeno este projeto há sete anos e isto sempre me emociona.
Como diria Haroldo de Campos, escrever sobre o escrever é o futuro do escrever...e aqui escrevo sobre sujeitos lendo suas escritas, em voz alta ou num fio de voz, projetando-se e construindo um espaço poético e público em plena Av. Paulista.
Como as produções deste módulo remetem a canções que marcaram suas vidas, os escreviventes partiram da escolha de uma das canções elencadas já no primeiro encontro. Criaram prosa poética, poema prosaico e tudo o que possa caber entre um tipo e outro. Sobre estes textos, eles serão postados neste site assim que forem relidos, reescritos e editados.
Em 17 de março, demos continuidade às leituras, meio lendo meio cantarolando, de nossas narrativas pessoais.
De Michel Teló, passando por muitos Chicos, encerramos o momento das conferências de temas e dos esboços de textos. Para muitos é bastante difícil acompanhar a leitura do colega sem o texto impresso como apoio. Entretanto, a habilidade que desenvolvemos ao prestar atenção no sujeito/ leitor/escritor (se está sendo claro, coerente, incluindo falas que não estão no papel, por exemplo) , antes do contato com sua produção impressa, pode ser bastante reveladora sobre nosso próprio processo de escrita.
" Falamos em prosa ou poesia?"
Ainda neste encontro, o poeta Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas, esteve conosco e nos deu uma verdadeira aula sobre relações entre música e poesia, da cultura grega (passando pelos Festivais a Dionísio e a origem do teatro) aos cancioneiros da Idade Média, chegando aos festivais de música nos anos 60 no Brasil.
Que a literatura seja nossa viagem...
Até breve,
KK
Comentar
O projeto escrevivendo é a porta de entrada para um mundo mágico e fascinante! Ótimo resumo Prof. Beijos
Grazi
Belíssimo resumo, professora.
Também me impressiona muito as pessoas virem de lugares distantes, no sábado pela manhã para escrever. Não que eu ache pouco: escrever é muito relevante. Mesmo assim é uma prova de amor e comove.
Bem-vindo a
Projeto Escrevivendo
© 2024 Criado por Karen Kipnis. Ativado por
Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!
Entrar em Projeto Escrevivendo