Projeto Escrevivendo

Terceiro encontro (17/10): texto para exercitar coesão e coerência

Texto para exercitar a coesão e a coerência

Existe música para todos os gostos e todas as ocasiões. Algumas doenças podem ser curadas pela música. A década de 60, no Brasil, foi uma época de muitas repressões e restrições, as canções dessa década mostram perfeitamente isso. As canções podem falar de amor, de política ou simplesmente tratar a realidade.

Há pessoas que gostam de escutar canções calmas, outras que preferem as mais agitadas. Algumas pessoas gostam de músicas só com os instrumentos e outras com um cantor.

A história nos mostra o poder curativo das canções, não que ela seja um remédio milagroso, mas para algumas doenças ela pode levar a cura. Existem estudos que comprovam e demonstram essa propriedade da música.

As canções podem ter um caráter ilustrativo, ou seja, demonstrar uma situação ou um fato ocorrido. No Brasil pode-se citar as músicas feitas na década de 60, elas mostram perfeitamente a repressão da época da ditadura militar no Brasil, muitos compositores foram expulsos do Brasil, por causa das letras das músicas.

Os compositores podem escrever as letras das músicas que lhes convier, alguns escrevem falando sobre o amor, outros relatam o que esta acontecendo com o Brasil, como a música , "Comida" de Arnaldo Antunes e Marcelo Fromer , que falam claramente do desejo da população brasileira.

A música pode ser um excelente remédio, ou uma poderosa arma, felizmente o homem a está usando por um bem, individual ou coletivo. Não importa o tipo ou a hora em que se ouve a música, 0 importante é a tranqüilidade que ela nos passa. As pessoas encontram música em tudo, do assobio de um pássaro a um barulho de um motor em pleno funcionamento.


Exercício retirado do livro Técnica de redação-O que é preciso saber para bem escrever de Lucília H. do Carmo Garcez (v. bibliografia


Digamos que a ideia principal da redação deste aluno seja expositiva. Dê um título para ela. Para que o texto passe a apresentar coesão, será necessário empreendermos algumas transformações:

1— Agrupar ideias relacionadas entre si.
2- Reorganizar o texto, enfatizando uma ideia principal para a introdução e para a conclusão e estabelecendo as formas de articular as ideias secundárias.
3- Estabelecer nexo entre as diversas ideias por meio de frases de transição e de recursos coesivos; reescrever, eliminando e acrescentando elementos.
4- Revisar.

Exibições: 706

Tags: coerência, coesão, e, encontro, exercício

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

Comentário de Karen Kipnis em 19 outubro 2009 às 16:09
Obrigada, Laura: a oficina tem um clima que nos tira da correria do cotidiano e nos remete a um outro tempo. Também sinto saudades dos escreviventes...
Beijo e apareça!
KK
Comentário de Laura De Guglielmo em 18 outubro 2009 às 15:39
saudades da suas aulas
beijão

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço