Projeto Escrevivendo

NOSSAS LETRAS - II Encontro Memórias & Historias

Por Eduardo Akio Shoji

O segundo encontro de Memórias & Histórias no SESC Belenzinho foi igualmente especial, 
Diferentemente da primeira aula, não consegui realizar todas as atividades que eu havia preparado. Na primeira aula, além do que estava no cronograma, eu levei mais atividades e consegui aplicar todas, incluindo a apresentação do curso, dos participantes, as leituras e discussões. Nesse sábado, também levei mais atividades do que estava no cronograma, mas os escreviventes ocuparam mais tempo com as discussões e trocas, estavam super animados e participaram intensamente.
 Havia solicitado, como tarefa de casa, que selecionassem uma referência (objeto ou imagem) de algo que lembrasse o passado, a infância. Os participantes trabalharam com afinco e trouxeram objetos, imagens e relatos interessantíssimos! A troca de histórias e de suas memórias foram muito proveitosas e emocionantes! Já estava previsto para essa aula que eles fizessem um brainstorm de ideias que remetessem ao tema da "infância", mas ficou mais interessante vendo os objetos apresentados e ouvindo os relatos de cada um.
Os temas foram surgindo espontaneamente e todos foram complementando cada tema apresentado, pois cada um fazia com que a turma se sentisse representada, mesmo que a referência remetesse a um sentimento ou a uma história diferente da história de outros. Essas trocas e interferências foram mesmo muito bonitas! Ouvimos a todos e isso tomou cerca de uma hora e meia da aula, pois todos apresentaram suas histórias animadamente. Tentei organizar para que não ficasse cansativo, mas a turma já estava bem empolgada.
Após a apresentação dos objetos, fizemos uma breve atividade para sintetizar tudo o que foi relatado, buscando um fio que ligasse todas as histórias pessoais apresentadas e que representasse o grupo como um todo. Para isso, pedi que imaginassem uma exposição de objetos da infância, seria uma mostra dos objetos que trouxeram e com as narrativas que apresentaram. Solicitei que, em grupos de três,  propusessem um título para essa exposição que englobasse tudo. Eles sugeriram cerca de sete títulos e os coloquei na lousa, assim todos puderam ver os títulos dos colegas; na sequência,  pedi para que cada um votasse num título que julgasse mais poético. Três títulos receberam os votos e serviram de "mote", de "tema" aberto para que escrevessem o primeiro texto a ser entregue na próxima aula.
Apesar da liberdade para que escrevessem o que quisessem sobre a infância, eles também poderiam se inspirar pelo que foi apresentado pelos colegas e pelos temas em comum. Inclusive, havia ainda a possibilidade de compor um texto estruturado sobre o objeto trazido para a aula.
Ainda neste encontro, retomei rapidamente os textos de Borges e de Proust, mas dessa vez apresentei melhor os autores, com uma breve biografia de cada um e as principais temáticas de suas obras. Durante essa atividade, discutimos sobre semelhanças entre os textos que leram desses autores.
Aproveitei o encontro para apresentar melhor o Projeto Nossas Letras e a oficina do módulo vigente, uma vez que, neste segundo encontro, vieram alguns inscritos que faltaram no sábado anterior.
Ao final, trabalhamos os poemas de Manuel Bandeira sobre memórias de infância; ouvimos uma versão recitada no Youtube e realizamos uma breve análise, considerando o discutido.
De modo bem resumido, foi isso!
Abaixo, o material utilizado neste encontro:
Abraços, 
Edu

Exibições: 38

Tags: Akio, Eduardo, Karen, Kipnis, Letras, Nossas, SESC, Shoji, belenzinho, escrita, Mais...leitura, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço