Projeto Escrevivendo

NOSSAS LETRAS - VI Encontro Memórias & Histórias

Por Eduardo Akio
Caros, estamos caminhando para o final do módulo e confesso que já sinto falta dos nossos encontros tão produtivos para mim. Tivemos momentos de muita troca!
Na aula passada (18 de junho), começamos com uma discussão inicial sobre o que é uma epígrafe e seguimos para um aprofundamento da importância dos elementos paratextuais, iniciado no sábado anterior. Discutimos como os títulos, a visualidade do livro, o espaço que ocupa em um determinado lugar e o repertório do leitor influenciam em sua leitura. Em seguida, cada aluno apresentou um livro que trouxe de casa e justificou o motivo de não gostar dele, buscando e pontuando razões formais (além do simples "gosto" e "não gosto"). Para isso, pudemos entender que a leitura passa por algumas etapas iniciais e contextuais, como:
1. Vejo e toco o volume
2. Leio título e subtítulo
3. Olho as imagens
4. Folheio as páginas
5. Examino a estrutura (encadernação e diagramação)
6. Leio a quarta-capa, a contracapa e os textos de orelha
7. Tento deduzir/intuir/inferir o assunto
8. Penso no que já sei sobre o assunto
9. Determino a intenção/pretensão de leitura
10. Busco um lugar apropriado para a leitura
Depois disso, discutimos sobre os direitos do leitor X o ethos do autor.
Na segunda parte do encontro, fizemos uma atividade de leitura sobre as reescritas dos textos de todos, tecendo comentários e apontando sugestões. A primeira leitura foi silenciosa, cada participante pegou o texto de um colega e fez suas anotações. Depois, começamos as leituras em voz alta, com a possibilidade de o autor poder escutar a leitura na voz do colega, para enriquecer a percepção sobre o seu texto. 5 alunos fizeram a leitura e vamos continuar na próxima aula com os demais.
Tarefa para casa
O escrevivente que pegou o texto de um outro para ler será, agora, o seu "editor". Estabelecerá um dialogo com esse texto, sugerindo-lhe uma IMAGEM. Essa imagem poderá acompanhar o texto, como uma ilustração. Trata-se de uma atividade de (re)leitura que poderá colaborar para a (re)escrita. Além da leitura comentada e em voz alta, o elemento paratextual sugerido (a imagem) é um exercício de síntese poética do texto. É o momento da troca criativa final.
Solicito também que cada um traga, para o próximo e último encontro, 16 cópias dos textos na versão final para organizarmos uma pequena coletânea artesanal em sala, para que todos tenham os textos dos colegas.
Estou fazendo a minha última leitura dos textos e devolvendo para os e-mails individuais. Quem ainda não enviou a versão mais atualizada, por favor mandar o quanto antes. No próximo encontro, vamos discutir melhor as epígrafes, as imagens e as leituras dos demais participantes.
Como sempre, estou à disposição para qualquer esclarecimento.
Abraço, 
Edu

Exibições: 32

Tags: Akio, Eduardo, Karen, Kipnis, Letras, Nossas, SESC, Shoji, belenzinho, escrita, Mais...leitura, memórias, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço