A vida é sonho
Calderon de La Barca
Sonho substantivo? Verbo intransitivo? Às vezes parecendo até adjetivo...
Sobre qual escrever? Ou melhor, será que sei escrever sobre algum deles?
O sonho desejo, fantasia, quimera dá para sonhar de olhos abertos.
Há o sonho, idéia fixa ,de quem luta para alcançá-lo. Quando esse embate é altruísta é o que chamamos de ideal e que, às vezes, permeia toda uma vida.
Quem nunca usou a imagem de sonho para referir-se a um belo lugar, a uma linda pessoa ou um vestido de festa? Nem sonhe em me desmentir!
Mas os realmente intrigantes são os que chegam enquanto dormimos. Estes nos pegam distraídos e, às vezes, fazem um estrago danado. Ou nos enlevam tanto que mesmo depois de acordados continuamos sonhando.
Então passamos o dia assustados ou cismados, tentando entender o porquê daquele sonho que estava mais para pesadelo. Em contrapartida , o sonho pode alegrar nosso dia. Queremos que as horas passem rápido, na esperança de que ele se materialize.
E como saber quais os atalhos de nosso subconsciente que eles usam para se apresentarem , contando histórias fantásticas, engraçadas ou até premonitórias?
Desde sempre o Homem buscou explicações e significados para seus sonhos. Mas uma coisa é certa; o sonho é pessoal e intransferível. Cabe ao sonhador encontrar a chave desse labirinto. Tarefa nada fácil , pois para possui-la terá que antes percorrê-lo.
Diante de um tema tão vasto e fascinante , difícil de esgotar-se, contento-me em perceber que, enquanto formos capazes de sonhar, qualquer tipo de sonho que seja, posso seguramente dizer: sonho, logo existo!
Maria Inês Zocchio em 26 de outubro de 2011
Exibições: 14
Tags: escrevivendo, escrita, leitura, oficina, sonhos
Bem-vindo a
Projeto Escrevivendo
© 2024 Criado por Karen Kipnis. Ativado por
Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!
Entrar em Projeto Escrevivendo