Projeto Escrevivendo

Nossas Letras - Material didático do Módulo IV: Crônicas sobre São Paulo


Abaixo, o material didático produzido  para o Módulo IV: Crônicas sobre São Paulo, por Karen Kipnis, Erica Franco e Renata Guerra. 

PPT%207%C2%BA%20encontro%20-Cronograma%20final.pptx

Ontem, 26 de novembro,  encerramos o Projeto Nossas Letras 2016 no SESC Belenzinho. Em pensar que tudo começou com uma troca de  e-mails com a Thaís Batista ( então ....) que buscava um tipo muito específico de oficina literária para um público muito particular do SESC Belenzinho, ainda em 2015.

Convite aceito, convidei a Gabriela Rodella para planejarmos juntas o projeto (como fizemos outras vezes),  mas.... tendo passado num concurso, Gabi fez as malas e foi lecionar em Universidade da Bahia! Sorte dela e dos baianos!

Dos cinco alunos oriundos do curso de licenciatura Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa da  FE/USP, por ela indicados e que que entraram em contato comigo, os cinco encararam o desafio de ministrarem módulos das oficinas de leitura e escrita do Projeto, sob minha curadoria. 

Antes de batizarmos o projeto de Nossas Letras, pensou-se em Primeiras Letras, uma vez que o SESC Belenzinho  pretendia atrair um público iniciante, aquele que usufrui de opções de esporte e lazer em seu espaço, mas que não se sente atraído, por um motivo ou por outro, pelos cursos literários oferecidos na unidade. Neste mesmo espírito, Frederico Barbosa e eu, há dez anos!, batizamos e demos início ao Projeto Escrevivendo na Casa das Rosas, em 2006.

O que se verificou, então e agora, é que, se por um lado não conseguimos, ainda, atrair o público pré-determinado (a fim de democratizar informações e conhecimentos e dar voz a cidadãos) para a escrita e leitura de textos, ainda que com apelos lúdicos e ampliando a discussão sobre o que seja a literatura na contemporaneidade, por outro lado, confirmamos a constante necessidade de cidadãos já escreviventes continuarem, em espaços públicos e não formais de educação, desenvolvendo seus processos pessoais e infinitos de escrita e leitura. E isto se aplica não apenas aos participantes das oficinas, mas aos professores mediadores das oficinas, e a mim, sempre.

Neste sentido, o Projeto Escrevivendo (Nossas Letras, na versão 2016 no SESC Belenzinho), é um modelo de ação educativa em espaços culturais e públicos que valorizam, cada vez mais, a educação informal e continuada de cidadãos. Este modelo é desenvolvido por profissionais oriundos da Universidade Pública e constrói pontes discursivas e dialógicas entre pessoas, afim de se reconhecerem como iguais e humanas.

Ainda haverá uma última postagem com as segundas crônicas sobre São paulo produzidas e editadas dos escreviventes durante o módulo; entretanto, no momento, compartilho o cronograma da oficina, desenvolvido em equipe com Erica franco e Renata Guerra, a partir de metodologia do Projeto Escrevivendo.

Aqui o material didático:

Abaixo, o material didático produzido  para o Módulo IV: Crônicas sobre São Paulo, por Karen Kipnis, Erica Franco e Renata Guerra. 

PPT%207%C2%BA%20encontro%20-Cronograma%20final.pptx

Abraços, 

Karen Kipnis

Exibições: 29

Tags: Erica, Franco, Guerra, Karen, Kipnis, Letras, Nossas, Renata, SESC, belenzinho, Mais...crônicas, escrita, leitura, oficina

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço