Projeto Escrevivendo

Livros e Cartas

 

 

Procurei lembrar alguns livros que fazem menção a cartas ou são escritos desta forma.

Aqui vão alguns:

A Sociedade Literária e a torta de casca de Batata - Mary Ann Shaffer. Relata, através de cartas a amizade de uma escritora com moradores de uma ilha inglesa que formaram a tal sociedade literária durante a ocupação alemã. Tem uma maneira muito delicada e até humorada de falar de tragédias.

Cartas à Theo - Vincent Van Gogh. Cartas em que o pintor fala do seu ofício, das suas dúvidas e angústias com seu irmão.

Querido Poeta - Vinícius de Moraes. Um livro que reúne cartas trocadas entre Vinícius e seus parentes e amigos. Encantador como ele.

As Relações Perigosas - Laclos. Um livro epistolar, muito bem escrito e com uma história que prende até o final. Alguns personagens tentam corromper a virtude e o amor e um dele é "corrompido" pelo sentimento e tem sua trajetória desviada.

Jane Austen faz uso de cartas em alguns de seus livros, embora eles não sejam romances epistolares. Lembro de um em que uma carta ou bilhete foi decisivo no final, chama-se Persuasão. Existem outros livros em que as cartas tem um papel importante para se entender o personagem e seus sentimentos, estou me lembrando agora de O Amor nos Tempos do Cólera do Gabriel Garcia Marquez.

 

 

Exibições: 88

Tags: cartas, escrevivendo, escrita, leitura, oficina, projeto

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Escrevivendo para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Escrevivendo

Comentário de Laura De Guglielmo em 28 março 2011 às 21:29

obrigada pelas dicas!

beijos

Comentário de Samia Schiller em 23 março 2011 às 9:00

Lembrei de mais um livro.

Este é mais atual de uma jovem escritora chamada Carola Saavedra e se chama Flores Azuis. Foi o vencedor da Copa de Literatura brasileira de 2010. Conta a história de um rapaz que recebe por engano cartas de amor. A mulher que as escreve está apaixonada e foi abandonada.

Pessoal, a maioria dos livros está disponível na biblioteca do Centro Cultural Vergueiro.

Também não me arrisquei a dizer quais deles são bons ou razoáveis porque isso vai do leitor.

Bjs

© 2024   Criado por Karen Kipnis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço